Cícero acusa Catilina

República – Pensamento Republicano – Políbios

Questões para estudo e reflexão

1) Podemos ler em Platão:

“Gláucon – Ora pois, eu cá por mim desejo saber quais são essas quatro formas de governo a que te referias.
Sócrates – Não será difícil saberes. Aquelas a que me refiro tem nome, a saber: o governo, tão elogiado por muita gente, de Creta e da Lacedemônia; a segunda, é também elogiada em segundo lugar, a chamada oligarquia, que é um estado repleto de males sem conta; a seguir vem aquela que lhe é oposta, a democracia; e a altaneira tirania, antagônica a todas estas, que é a quarta e última das enfermidades do Estado. Ou sabes de alguma outra forma de governo que se situe numa classe bem distinta? Pois as monarquias hereditárias ou adquiridas e outras formas de governo da mesma espécie ficam mais ou menos entre umas e outras, e não se encontrarão menos entre os bárbaros do que entre os gregos.
Gláucon – Realmente diz-se que há muitas formas, e esquisitas.
Sócrates – Sabes então que é forçoso que haja tantas espécies de caracteres de homens como de formas de governo? Ou julgas que elas nasceram do carvalho e da rocha, e não dos costumes civis, que arrastam tudo para o lado para que
pendem?”

(República, VIII, 544b-e)

Com base no material apresentado no vídeo acerca da anakyklosis, você e na leitura do trecho acima, você é capaz de elencar diferenças no pensamento de Platão e de Políbios?

Referências e leituras

Histórias – Políbios [Inglês] – University of Chicago