Gestão Legal

Apresentação e justificativa

O Projeto Gestão Legal UFMG tem como objetivo capacitar os alunos de graduação em sistemas gerenciais de informação, estudando técnicas de gestão aplicadas ao Direito. Diante do ambiente de tecnologia e inovação vivido atualmente, o foco do projeto é formar profissionais capazes de atuar e entender o novo mercado jurídico que requer novas habilidades de gerenciamento informacionais.


A presença de softwares, sistemas de informação computadorizados e o uso de técnicas de algoritmos e inteligência artificial é uma realidade não apenas no âmbito jurídico, mas em todo o mercado de trabalho. Com esses adventos, diversas atividades antes realizadas por profissionais têm sido automatizadas e otimizadas, uma vez que passaram a ser executadas por máquinas em menos tempo e, muitas vezes, com menos falhas.


Sob esta perspectiva, o projeto de extensão visa atuar em parceria com Núcleos de Prática Jurídica das Faculdades de Direito. Assim, será realizado um estudo que inclui acompanhar os fluxos e rotinas de trabalho de um núcleo de assistência judiciária; mapear os sistemas de infraestrutura legada, bem como sua atualização e manutenção; propor soluções em gestão de procedimentos; e capacitar alunos de graduação em sistemas gerenciais de informação adaptados a questões jurídicas.

Objetivos gerais

Desenvolver um conjunto de habilidades e competências em operadores do Direito para as novas demandas organizacionais do mercado jurídico. Os objetivos do projeto são voltados para capacitação dos alunos de graduação em sistemas gerenciais de informação computadorizados concomitantemente ao aperfeiçoamento da sistematização do trabalho prestado pelos Núcleos de Prática Jurídica à toda sociedade.

Objetivos específicos

  • Capacitar alunos de graduação do direito em sistemas gerenciais de informação;
  • Estudar técnicas de gestão;
  • Estudar capacitação de pessoas no mercado jurídico;
  • Analisar no plano concreto os procedimentos, as pessoas e sistemas envolvidos nos Núcleos de Prática Jurídica;
  • Analisar a rotina e fluxos de trabalho;
  • Propor soluções em gestão de procedimentos e sistemas de informação voltados aos Núcleos de Prática Jurídica;
  • Mapear sistemas de infraestrutura legada, bem como sua atualização e manutenção;
  • Estudar a implantação de novos softwares adaptados a questões jurídicas em Núcleos de Assistência Judiciária, a exemplo da DAJ – Divisão de Assistência Judiciária da UFMG.

Metodologia

As principais atividades desenvolvidas pelo projeto serão práticas. Deste modo, os estudos realizados pelo grupo estarão a todo tempo sendo colocados em execução através da (i) observação e acompanhamento dos fluxos de trabalho, (ii) levantamento de requisitos de software para a elaboração de sistemas, (iii) realização de entrevistas com os personagens envolvidos no processo, (iv) levantamento de necessidades com os administradores das entidades envolvidas, (v) levantamento de outras práticas de gestão em instituições que realizam atividades semelhantes.

Links

SIEX – Sistema de Informação da Extensão da UFMG

Cronograma de Atividades

Repositório