Programação Aplicada ao Direito – Segunda Turma

Esse curso é para mim? Por que devo estudar programação?

Se você é estudante ou profissional das áreas jurídica, administrativa ou de tecnologia da informação e acredita que podemos executar tarefas cotidianas e repetitivas de modo mais eficiente e inteligente, este curso é sim para você.

Mas eu não sei programar...

Para este curso são necessários apenas conhecimentos básicos de informática, que certamente você já possui. Não é preciso ter estudado nada sobre programação. O curso requer apenas sua dedicação e que você leve seu próprio notebook.

Gostei! Mas o que eu vou aprender

Você experimentará como a tecnologia mudou o mercado jurídico. Aprenderá sobre novas oportunidades profissionais, jurídcas, conceitos de lógica de programação e de estruturas
de dados e aplicará estes conhecimentos em projetos práticos de geração de documentos. Aprendererá sobre controle de repositórios e sobre desenvolvimento ágil.

Realização

Período: 11/11/2019 a 25/11/2019 — Horário: 2ª à 6ª, de 19:00 às 22:00 — Local: MCSA – Marcelo Candiotto Advogados Associados – Sala de Treinamento Rua Rio Grande do Norte, 1435 – Funcionários – Belo Horizonte – MG

Atenção: Dia 15/11/2019 não haverá aula devido ao feriado da Proclamação da República. Portanto, estendemos as aulas até o dia 25/11/2019, segunda-feira, de 19:00 às 22:00 horas.

Inscrições

Alunos, servidores e professores da UFMG:
R$ 450,00 à vista ou 3 x R$ 170,00

Público Externo:
R$ 1200,00 à vista ou 3 x R$ 452,00

Ementa

Ementa: Tecnologia e Profissão Jurídica. Conceitos de linguagens de programação. Linguagens de propósito Geral e Específico. Variáveis. Estruturas de dados. Condições lógicas. Automação de Documentos. Plataformas de Geração de Documentos. Estrutura de Dados em Documentos Jurídicos. Lógica em Documentos Jurídicos. Funções. YAML, Markdown e Python. Equipes de Desenvolvimento. Desenvolvimento Ágil e Scrum. Controle de Código e Versionamento.

E-mail para contatos: programacao.direito@gmail.com

Docentes

Programação

Dia 1) Direito e Programação - 3h

1.1) Tecnologia e Profissão Jurídica – 1h
Decomposição e comoditização dos serviços jurídicos
O que são Lawtechs e as novas perspectivas profissionais

1.2) Conceitos de Linguagem de Programação – 2h
O que é uma linguagem de programação
Alto Nível e Baixo Nível
Código Fonte e Código Objeto
Exemplos de Linguagens de Propósito Geral e de Linguagens de Propósito Específico
Exercícios Práticos: Instalando a linguagem Python e o Ambiente de Desenvolvimento

DIA 2) Variáveis e Estruturas de Dados - 3h

Tipos de Dados Simples
Tipos de Dados Compostos
Exercícios Práticos: Operações Básicas e Tipos de Dados em Python

DIA 3) Algoritmos e Estruturas Lógicas - 3h

Algoritmos
Estruturas Lógicas
Tabelas de Verdade
Estruturas de Repetição
Exercícios Práticos: Análise de um Documento Jurídico, suas variáveis e sua estrutura lógica

DIA 4) Ferramentas de Automação de Documentos - 3h

Análise das Plataformas existentes no mercado brasileiro e internacional
Ferramentas livres de automação de documentos
A plataforma Docassemble
Exercício Prático: Acesso à Plataforma Docassemble

DIA 5) Introdução ao Docassemble - 3h

Linguagens Utilizadas: Python, YAML e Markdown
Exercício Prático: Olá, Mundo! em Docassemble

DIA 6) Criando Entrevistas – 3h

Criando perguntas
Lógica da entrevista
Tipos de questão e modificadores
Exercício Prático: Definição do projeto de automação

DIA 7) Criando Templates - 3h

Marcadores de template
Variáveis em template
Estruturas lógicas em template
Exercício Prático: Desenvolvendo seu template

DIA 8) Funções em Docassemble - 3h

O que são funções
Funções em Variáveis
Funções de Data
Funções de Texto
Outros tipos de função
Exercício Prático: Usando funções no seu projeto

DIA 9) Versionamento e repositório de Código - 3h

Controle descentralizado – GIT
Repositórios WEB – Github
Controle de casos e wiki
Exercícios Práticos: Criação de sua conta no Github e seu primeiro commit

DIA 10) Gestão de Projetos Ágil e Scrum - 3h

O que é Gestão de Projetos e o que é Scrum
Ciclo de Desenvolvimento Scrum
Papéis: Scrum Master, Scrum Team e Product Owner
Artefatos: Backlog, Agile Radiator e Burndown
Como implantar uma equipe Scrum

Leitura Complementar:

CHACON, Scott. STRAUB, Ben. Pro Git. Everything you need to know about GIT. 2nd ed. s.l.: Apress, 2014. (https://git-scm.com/book/en/v2)

SUSSKIND, Richard. Tomorrow’s Lawyers. An introduction to your future. 2nd ed. Oxford: Oxford Univesity Press, 2017.

SUTHERLAND, Jeff. SCRUM. A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. São Paulo: LeYA, 2016.

Processo de Desenvolvimento de Software:
https://www.silexsistemas.com.br/index.php/processo-de-desenvolvimento/

Documentação do Docassemble:
https://docassemble.org/docs.html

Especificação do YAML:
https://yaml.org/spec/1.2/spec.html

Documentação Markdown:
https://daringfireball.net/projects/markdown/

Python para Iniciantes (Python for Beginners):
https://www.python.org/about/gettingstarted/

Realização:

Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG

Universidade Federal de Minas Gerais

Apoio:

Veja as imagens da primeira turma: