Veja as imagens da primeira turma:
O é que o curso de Programação Aplicada ao Direito? O que é Engenharia Jurídica?
Começou uma revolução no mundo jurídico. Agora é possível gerar contratos complexos e petições por meio de sistemas inteligentes de automação.
O profissional do direito e software juntos são muito mais rápidos do que o “copia e cola”, são muito mais poderosos que escrever no Word e são capazes de atingir novos padrões de qualidade e consistência.
Engenheiro jurídico é o profissional do direito capaz de criar conteúdo lógico-jurídico. É aquele que ensina ao computador quais são as regras, princípios e soluções lógicas. É a fusão do advogado com o programador.
Você pode se tornar esse profissional. Aprenda a construir soluções para criação e edição de documentos em uma plataforma digital, nesse curso fácil e acessível para profissionais do Direito de qualquer idade ou experiência.
Adote Fluxos de Trabalho Técnico
Aprenda a estruturar e organizar material. Mapeie permutações e árvores de decisão de um caso.
Escola de Programação
Torne-se um programador e aprenda os fundamentos de Lawtex, linguagem criada para advogados.
Composição Textual
Descubra técnicas de análise, redação e composição de documentos jurídicos para automação.
Realização
Período: 24/06/2019 a 05/07/2019 — Horário: 19:00 às 22:00 — Local: Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais
Av. João Pinheiro, 100 – Centro – Belo Horizonte – MG
Ementa
Engenharia jurídica e arquitetura jurídica. Conceitos de linguagens de programação. Variáveis. Estruturas de dados. Condições lógicas. Geração de documentos. Linguagens para geração de documentos. Mapeamento de lógica jurídica. Funções. Funções em documentos jurídicos.
Quem já ofereceu o curso para seus alunos e profissionais:
Docentes
Programação
Unidade 1: Fundamentação Algorítmica
1. Aspectos gerais sobre o que será abordado no curso.
2. O que são sistemas expert.
3. Novas profissões no mercado jurídico a partir da automação.
4. Declarações: O que são declarações e sua função.
4.1. Tipos: Primitivos.
4.2. Tipos: Estruturas.
5. Exercícios práticos com declarações.
6. Operações: O que são operações e sua função.
7. Funções: O que são funções e seu objetivo.
8. Exercícios práticos com operações e funções.
Unidade 2: Árvore de Decisões
1. Teoria dos grafos.
2. Árvore.
3. Árvore de decisão.
3.1. Notação gráfica de uma árvore de decisão.
4. Exercício. Elaborar uma árvore de decisão.
5. Árvore de decisão: Estrutura e metodologia.
5.1. Identificação de entidades.
5.2. Estruturação topológica das entidades.
5.3. Impressão de textos.
Unidade 3: Estruturação de Informações Textuais
1. Variáveis.
2. Linguagem anotada: Etapas.
2.1. Identificar variáveis visíveis.
2.2. Descrever alias de cada variável.
2.3. Agrupar variáveis.
2.4. Identificar desvios condicionais e repetições.
2.5. Identificar operações.
3. Linguagem anotada na prática.
4. Atelier Composição da árvore de decisão e texto anotado.
Unidade 4: Mapas Declarativos e Operativos
1. Declaração.
2. Mapa declarativo.
3. Variáveis e suas propriedades.
4. Mapa operativo.
Unidade 5: Introdução ao Lawtex
1. Lawtex: Definição e sintaxe.
2. Topologia dos templates em Lawtex.
3. Comando de impressão.
4. Tabulações e quebras de linha.
5. Nós: O que são e como são utilizados.
6. Parágrafos.
7. Exercícios práticos.
Unidade 6: Operações, Operandos e Propriedades
1. Operandos
2. Propriedades dos operandos:
2.1. Mandatory, Name, Request, Help
3. Atribuição de valores
4. Operadores matemáticos: +, -, *, /, ^, %
5. Classes de operandos: Variável, Vetor
6. Aplicar conceito de loops (foreach) a vetores
7. Atribuições a propriedades.
8. Exercícios práticos.
Unidade 7: Structs
1. Declarações de tipos
1.1. List
1.1.1 Declaração inline
1.1.2 Declaração outline
2. Propriedades de List: Atomic
3. Propriedades do Upper, Lower para vetores, além de itemsOnPage
4. Boolean x Lista Atômica x Lista Não Atômica
5. Vector x List
6. Estrutura: Definição e qual a sua utilidade.
7. Propriedades das estruturas.
8. Fields.
9. Struct de fields atômicos
10. Struct de fields Vectors
11. Struct de fields Object
12. Vector Object
13. Struct de fields Vector-Object
Unidade 8: Condições e Loops
1. Dependência
2. Loops
3. Iteração de variáveis do tipo lista
4. Tubes
Leitura Complementar:
SUSSKIND, Richard. The End of Lawyers? Rethinking the Nature of Legal Services. Oxford: Oxford
University Press, 2010. (Introduction).
LOOPLEX S.A. Introdução à Arquitetura e Engenharia Jurídica com Lawtex, 2018. (Capítulo 2.
Definições Gerais de Direito Computacional e itens 5.6. Declarações e tipos e 5.7. Operações e
Comandos do capítulo 5. Codificação com Lawtex).
IA004 Profs. Fernando J. Von Zuben & Romis R. F. Attux DCA/FEEC/Unicamp
LOOPLEX S.A. Introdução à Arquitetura e Engenharia Jurídica com Lawtex, 2018. (Item 3.4.
Ferramentas de análise do capítulo 3. Ferramentas para Automação Jurídica).