Lupa-Capitolina

Realeza

Referências interessantes

Tito Lívio. Ab Urbe Condita. Tufts. Perseus.

Questões para Estudo e Reflexão

1) No vídeo nos referimos ao termo Anacronismo. Para enriquecermos com exemplos, podemos dizer que falar numa “guerra fria” entre Roma e Cartago é um anacronismo, uma vez que “guerra fria” se remete a um momento histórico específico do século XX, completamente distinto do longo período conflituoso entre as duas antigas civilizações. No estudo do Direito Romano nos deparamos o tempo todo com anacronismos: o Cônsul era o presidente, o Senado romano era como o nosso, o Corpus Juris Civilis foi uma codificação, dentre vários outros. Você consegue pensar em outros exemplos como esse, relacionados ou não com o Direito Romano? Quais são os problemas de se interpretar a história de modo anacrônico?

2) Assista o vídeo abaixo, no qual o historiador estadunidense Robert Darnton aborda o conceito de anacronismo (você pode configurar as legendas em português – basta clicar na engrenagem, no rodapé do vídeo à direita):

Em seguida, leia o trecho:

Toda interpretação correta tem que proteger-se contra a arbitrariedade da ocorrência de “felizes idéias” e contra a limitação dos hábitos imperceptíveis do pensar, e orientar sua vista “às coisas mesmas” […] Esse deixar-se determinar assim pela própria coisa, evidentemente não é para o intérprete uma decis]ao “heróica”, tomada de vez por todas, mas verdadeiramente a “tareda primeira, constante e última”. Pois o que importa é manter a vista atenta à coisa, através de todos os desvios a que se vê constantemente submetido o intérprete em virtude das idéias que lhe ocorram. Que quiser compreender um texto realiza sempre um projetar.”

GADAMER, Hans Georg. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 401-402.

O autor se refere ao “pecado original” do historiador e à “visão hermenêutica da cultura”. Como as reflexões de Robert Darnton no vídeo se relacionam com o trecho de Gadamer transcrito acima? É possível evitar esse pecado original? Considerando essa reflexão, pergunte-se em seguida: como é possível o estudo da História?