Conteúdo:
- Conceitos de linguagem de programação;
- Alto e baixo nível;
- Código fonte e código objeto;
- Exemplos de linguagens de propósito geral e de linguagens de propósito específico;
- Pseudocódigos (abstração);
- Exercício prático: introdução ao Scratch;
- Hello World em Scratch;
- Comparativo do Scratch com Karel the Robot;
1. Conceitos de linguagem de programação
O que é uma linguagem de programação? São padrões de instruções e regras que tem por objetivo ordenar, comandar, conduzir um computador. Assim como nas linguagens naturais, português, inglês, etc. as linguagens de programação possuem vocabulário, gramática e idiomatismos.
Explicando: Netflix – s02e06 – Código de Programação
2. Alto e baixo nível
Linguagens de baixo nível seguem as características da arquitetura do computador. Assim, utilizam somente instruções que serão executadas pelo processador; em contrapartida, as linguagens de alto nível utilizam instruções abstratas.
Exemplos:
Baixo nível: Binário e Assembly.
Alto nível: Python, C#, Java e Javascript.
3. Código Fonte e Código Objeto
Código objeto ou arquivo objeto é o nome dado ao código resultante da compilação do código fonte. Normalmente, o código fonte é formado por uma sequência de instruções no formato especificado por alguma linguagem de programação.
Para cada arquivo de código fonte é gerado um arquivo com código objeto.
Um arquivo objeto não só contém código objeto, mas também informações sobre alocação de memória, os símbolos do programa (como nomes de variáveis e de funções) e também informações sobre debug.
4. Exemplos de linguagens de propósito geral e de linguagens de propósito específico
Linguagens de Propósito Geral: São linguagens de programação projetadas para serem usadas para escrever um software em uma larga variedade de domínios de aplicação.
- Basic
- C
- C++
- C#
- Cobol
- Fortran
- Haskell
- Java
- JavaScript
- Pascal
- Perl
- PHP
- Python
- Ruby
Linguagens de Propósito Específico: Linguagem dedicada a um domínio de problema particular, uma técnica de representação de problema particular e/ou uma técnica de solução particular.
- HTML para websites
- Logo para crianças
- Verilog e linguagens de descrição de hardware VHDL
- Mara para programação matricial
- R e S para estatística
- Macros e fórmulas de planilhas eletrônicas
- SQL para bancos de dados relacionais
- Expressões regulares para analisadores léxicos